Para o molho bolonhesa; 400 g de carne moída magra, 1 colher (sopa) de óleo de canola 3 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de cebola picada 2/3 xícara (chá) de cenoura picada 2/3 xícara (chá) de salsão picado 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1 1/2 xícara (chá) de tomate italiano sem pele (conserve o líquido da lata)1 pitada de noz-moscada ralada na hora 1 pitada de sal 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Para a massa
500 g de macarrão penne 5 l de água 2 colheres (sopa) de sal 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Molho Bolonhesa:
Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até que fique transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até que a carne perca a cor rosada de crua. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com uma pitada de noz-moscada. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar. Baixe o fogo, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. Se começar a secar, acrescente de água quente.
Para a massa:
Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente o macarrão e cozinhe conforme as instruções da embalagem. Escorra a água. Transfira o macarrão para uma travessa, cubra com o molho e o queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário