terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bolo Sinhá

100g de coco ralado(Hidratado em ½ xícara de água)
2 ½ xícaras de chá de açúcar
4 ovos
4 colheres de sopa bem cheias de margarina forno e fogão[tabletes]
2 copinhos de iogurte natural
2 xícaras de chá rasas de fubá
1 xícara de chá rasa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher rasa de chá de canela em pó
1 xícara de chá cheia de goiabada cortada em pedacinhos
Bata em creme o açúcar, a margarina e os ovos. Junte o coco e o iogurte, adicione o fubá, a farinha, o fermento peneirados e bata muito bem. Junte a goiabada polvilhada de farinha e misture na massa. Coloque numa forma de cone no centro untada e polvilhada de farinha e canela em pó. Asse em forno moderado (este bolo demora para assar).

Bauru ao Forno

200ml de leite de coco
4 ovos
2 xícaras de chá de leite
1 xícara da chá de óleo
15 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de fermento
sal a gosto
Recheio:
350g de muzarela
350g de presunto
1 colher de sopa de orégano
1/2 xícara de chá de molho de tomate
1 cebola
10 azeitonas verdes
sal a gosto
margarina e farinha de trigo para untar.
Massa: bata os ingredientes no liquidificador. Reserve.
Recheio: Pique a cebola, as azeitonas, acrescente o molho de tomate, o orégano e o sal. Unte uma forma com a margarina e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.Coloque metade da massa na forma, acrescente o presunto, a muzarela e a mistura reservada. Cubra com o restante da massa e leve ao forno para assar por 45 minutos.

Rocambole de Verão

5 colheres de sopa de farinha de trigo
5 ovos
1 colher de café de fermento em pó
5 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
Recheio:
200ml de leite de coco
350g de camarão picadinho
250g de queijo cremoso
3 dentes de alho
1 cebola pequena
½ xícara de chá de azeite
sal a gosto
Massa: Bata o açúcar com as gemas e a manteiga, até ficar um creme claro, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal, e as claras em neve. Unte e polvilhe um tabuleiro, espalhe a massa, e leve ao forno para assar. Deixe esfriar e desenforme em cima de um pano úmido, enrole com a ajuda do pano e deixe descansar por 1 hora.
Recheio: Refogue os camarões com o azeite, o alho, a cebola, e o sal, quando estiverem fritos, coloque o leite de coco, apague o fogo e deixe esfriar. Desenrole a massa, passe o queijo, ponha o camarão refogado, enrole novamente em formato de rocambole, enfeite a gosto, e sirva frio.

Rolinhos Berinjela com Queijo

2 berinjelas em fatias finas grelhadas no forno
300 g de queijo de cabra fresco
1 colher de chá de alho picado
1 colher de sopa de salsa
Alguns ramos de cebolinha fresca
Azeite de oliva
½ colher de chá de sal pimenta do reino (a gosto)
Passar azeite nas fatias de berinjela, levar ao forno virando para ficar levemente douradas
Em uma tigela pequena, misture com um processador, o queijo de cabra, alho, salsa, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta.
Arrume as fatias de berinjela em uma forma refrataria.Em cada fatia, coloque uma colher da mistura de queijo, formando um pequeno rolinho de berinjela. Fechá-lo  com um raminho de cebolinha.
Colocar todos os rolinhos lado a lado, regar com um fio de azeite e leve à geladeira antes de servir.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empadão de Frango

1 peito de frango
1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde
1 vidro de palmito
1 cebola picada
3 tomates picados, bem maduros
3 colheres de molho de tomate
Azeitonas a gosto
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto alho a gosto
1/2 xícara de água
500g de margarina forno e fogão
800g de farinha de trigo
1 ovo
1 gema para pincelar
Tempere o frango com alho, sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe o frango por 40 minutos na panela ou por 10 minutos no microondas, em potência máxima. Depois de cozido, desfie o frango e reserve.
Na mesma panela, coloque o tempero (cebola, tomate e cheiro verde). Refogue e em seguida coloque o frango desfiado, o molho de tomate, as azeitonas e o milho verde. Misture bem. Em seguida adicione 1/2 xícara de água e deixe cozinhar por alguns minutos. Desligue o fogo e acrescente o Creme de Leite. Reserve para resfriar.Coloque a margarina em uma tigela e acrescente um ovo,vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Abra a massa em uma forma redonda média. Cubra todo o fundo e as laterais com uma camada bem fina. Reserve um pouco da massa para cobrir o empadão.
Com a massa devidamente aberta na forma, adicione o recheio,frio. Para fechar o empadão, abra a massa sobre um plástico ou vá remendando pedaços da massa esticada. Cubra até as beiradas colarem com a lateral da massa, senão vai abrir. Depois de coberto, pincele com a gema, sem fazer uma camada grossa!

Pudim de Batata Doce

300 gr de batata-doce cozida
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de água
100 gr de coco ralado puro
Coloque as batatas picadas junto com os demais ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na fôrma refratária de anel caramelada e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta. Teste enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo. Espere amornar e desenforme. Decore com coco ralado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bolo Madalena

2 xícaras (chá) de açucar
3 e ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga
4 claras em neve
4 gemas
1 colher (sopa) rasada de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
Calda
7 colheres (sopa) de açucar
2 e ½ xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
200 g de coco ralado
Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga e as gemas até obter um creme claro e fofo. Sem bater, junte o leite e a farinha peneirada. Por último, incorpore as claras e o fermento. Coloque na fôrma untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido. Depois de frio, corte em quadrados de 6x6cm,ou redondo, passe na calda e no coco, cobrindo bem todos os lados. Sirva frio ou gelado.
Calda
Ferva os 3 primeiros ingredientes até obter uma calda homogênea. Utilize fria.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mousse de Limão

1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor (6 g)
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
1/2 medida (lata) de suco de limão
Em um recipiente refratário, misture gelatina com 1/2 xícara (chá) de água fria. Aqueça a gelatina em banho-maria até dissolver e reserve. Em uma panela, coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo por cerca de 3 minutos, mexendo sempre, sem deixar cozinhar. Transfira a mistura para uma batedeira e bata por cerca de 5 minutos ou até que ela dobre de volume. Em um liquidificador, bata o leite condensado com o suco de limão e a gelatina dissolvida. Junte esse creme às claras em neve e misture delicadamente. Coloque a mousse em taças individuais e leve à geladeira por cerca de 3 horas ou até que ela fique firme. Sirva.

Tipos de Macarrão

Existem as massas secas e as massas frescas. Ambas são bastante saborosas e podem ser encontradas em diversos formatos, cores e recheios. Na Itália, onde a massa é prato nacional, a massa é consumida al dente e há mais de 500 variedades. No Brasil, não chegamos a tanto, mas também temos inúmeras opções. Confira agora os principais tipos de macarrão:

Espaguete (Spaghetti)

Lasanha (Lasagne)

Capelete (Capelletti)

Ravióli (Ravioli)

Pena (Penne)

Concha (Conchiglie)

Caramujo

Parafuso

Gravata (Farfalle)

Padre Nosso

Espiral (Spirale)

Talharim Verde

Rigatone (Rigatoni)

Fetucine (Fettuccine)

Ninho

Cabelo de Anjo ou Aletria

Ave-Maria

Argolinha

Corte de Carne

Corte de Carne

  1. Paleta
  2. Fraldinha
  3. Peito
  4. Capa de Filé
  5. Cupim
  6. Ponta de Agulha
  7. Pescoço

Acém (J)

É o maior pedaço e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida. Muito versátil, pode ser utilizado em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.

Alcatra (B)

Melhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, usada para bifes, e alcatra propriamente dita, boa para assados e grelhados. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha, porém devem-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.

Contrafilé (F)

Carne proveniente do lombo do boi, macia, redonda, firme e de paladar bem acentuado. Possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.

Coxão duro (D)

É um músculo grande, com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa. Exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.

Coxão mole (A)

É um músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Indicado para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, ou então para refogados e molhos, na forma moída.

Costela (L)

É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.

Filé mignon (C)

Carne muito macia, que se localiza ao longo do dorso do animal e pesa cerca de 2 kg. Corte mais caro por não possuir nervos, gordura ou osso. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé. Próprio para bifes, medalhão, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos.

Lagarto (E)

Carne com coloração mais clara, fibras longas e magras e formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada (carne louca) podendo ainda ser usado em assados e rosbifes. Ainda cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio. Seu peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg, de acordo com o porte do animal.

Maminha (K)

É a parte mais macia da alcatra, que pesa cerca de 1,5 kg. É suculenta e tem um sabor mais suave do que o da picanha. Muito utilizada para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.

Músculo/Ossobuco (I)

Corte muito saboroso e indicado para o preparo de caldos e molhos, carnes de panela e também sopas. Com osso, é chamado de ossobuco.

Patinho (G)

Carne bovina localizada na parte traseira. É a parte menos macia da alcatra. Próprio para bifes de panela, assados e ensopados, é também indicado para almôndegas e bolos de carne.

Picanha (H)

É parte da alcatra, mais marmorizada, de forma triangular, e com uma boa camada de gordura. Apresenta maciez, sabor acentuado e de fácil preparo. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados ou bifes. Vale lembrar que a picanha pesa entre 1kg e 1,5kg, portanto, no momento da compra, se você encontrar peças maiores, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.

Rabo (M)

Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorp

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Esfiha de Atum

2 tabletes de fermento fresco(30 g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal   
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (720 g)
Recheio
2 latas de Atum Ralado em Óleo
3 tomates picados em cubos
1 cebola picada em cubos
3 colheres (sopa) de cheiro verde picada
1 colher (chá) de orégano
suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino recém moída
2 gemas de ovo para pincelar
Dissolva o fermento no açúcar. Junte 2 xícaras (chá) de água (400 ml), o óleo, o sal e misture bem. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e vá amassando até a massa ficar macia e lisa.
misture o atum ralado com os tomates e a cebola. Tempere com o limão, o sal e a pimenta e deixe descansando por 15 minutos. Coloque o recheio em uma peneira para drenar o caldo e, quando estiver seco, salpique o cheiro verde, o orégano e reserve.
Em superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo e com um cortador (6 cm de diâmetro) corte a massa. Recheie cada círculo com porções do recheio de atum e feche as pontas formando um triângulo.
Coloque as esfihas em uma assadeira untada e enfarinhada, tomando cuidado para deixar um espaço entre elas. Pincele as esfihas com as gemas, leve ao forno previamente aquecido (200°C) e asse por cerca de 30 minutos, ou até que cresçam e dourem.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobrecoxas de Frango

6 Sobrecoxas de Frango (desossadas)
200 g de funghi fresco cortado em rodelas
500 g de champignon
1 colher de sopa de estragão
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 pacote de uvas passas branca sem sementes
2 copos de queijo gruyère
6 fatias de presunto
Vinho branco
Manteiga
Azeite de oliva
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Tempere as sobrecoxas de frango com a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal a gosto.
Em uma frigideira, disponha um fio de azeite de oliva, doure as sobrecoxas de frango e reserve.
Corte os champignons em fatias finas e doure, reserve.
Queijo gruyère
Em uma frigideira coloque 2 colheres de sopa de manteiga, o funghi, 1 copo de vinho branco, o queijo gruyère, o estragão, 100 g de uvas passas e a farinha de rosca para engrossar.
Misture bem.
Para cada sobrecoxas de frango coloque 1 fatia de presunto, 1 colher de sopa de champignon já dourado e 1 colher de sopa e uvas passas hidratadas no vinho branco.
Feche as sobrecoxas de frango com palitos leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.
Retire os palitos das sobrecoxas de frango, corte-as ao meio e disponha o molho de queijo gruyère.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Macarrão Mediterrâneo

3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada
1 xícara (chá) de pão amanhecido bem duro, ralado
na parte grossa do ralador
1 e meia colher (sopa) de salsinha picada
Raspas de limão a gosto
100g de macarrão cabelo de anjo ou aletria
(cerca de 3 ninhos)
1 lata de Atum Sólido ao Natural
Numa frigideira, aqueça duas colheres (sopa) de azeite, junte o alho e a pimenta e refogue até começar a dourar o alho.
Acrescente o pão, a salsinha e as raspas de limão. Cozinhe mexendo até o pão ficar dourado. Reserve.
Cozinhe o macarrão conforme recomendação da embalagem.
Acrescente à frigideira o macarrão e o Atum escorrido. Misture bem.
Sirva a preparação numa travessa e regue com o azeite restante.

Arroz com Lentilha e Sardinha

1 colher (sopa) de azeite
2 latas de Sardinha em Óleo
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de lentilha
cerca de 5 xícaras (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de arroz
sal a gosto
Refogado de Cebola:
2 colheres (sopa) de azeite
3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
Numa panela, aqueça o azeite, o óleo das Sardinhas e doure a cebola.
Junte a lentilha e refogue demoradamente. Acrescente 3 xícaras (chá) de água fervente e leve ao fogo brando com a panela tampada. Cozinhe até a lentilha ficar al dente (cerca de 20 minutos).Acrescente o arroz e a água fervente restante. Tempere com sal a gosto.
Tampe a panela e cozinhe em fogo brando até o líquido secar e o arroz e a lentilha cozinharem. Se necessário, acrescente água fervente durante o cozimento.
Quando a água estiver quase seca, acrescente as Sardinhas  e misture.
Refogado de cebola:
Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue as rodelas de cebola até ficarem douradas (cerca de 15 minutos), mexendo de vez em quando. Tempere com sal a gosto.
Coloque o arroz numa travessa e distribua sobre ele as cebolas douradas.
Sirva em seguida.

Abobrinha Recheadas

6 mini abobrinhas tipo italiana (300g)
1 lata de Filé de Atum em Azeite de Oliva com Alho
 Farofa:
1/2 pão tipo francês ralado na parte grossa do ralador
1/2 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1/2 colher (chá) de orégano
1/2 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
sal a gosto
Barquinhos:
Preencha ¾ da capacidade de uma panela alta com água temperada com sal. Leve ao fogo alto até ferver.
Enquanto isso, lave bem as abobrinhas e corte-as ao meio no sentido do comprimento.
Cozinhe as abobrinhas em água fervente por cerca de 5 minutos ou até ficarem ligeiramente macias.
Escorra e retire o miolo das abobrinhas. Reserve, miolo e abobrinhas.
Farofa:
Enquanto as abobrinhas cozinham prepare a farofa: numa tigela, junte o pão ralado, o manjericão, o orégano e a salsinha. Junte o azeite do Atum e o queijo. Misture bem. Tempere com sal se necessário.
 Montagem:
Corte os Filés de Atum  ao meio no sentido do comprimento (corte cada filé ao meio no sentido da altura).
Recheie cada metade de abobrinha com um pedaço de Filé de Atum. Cubra cada filé com o miolo de abobrinha e finalize com a farofa.
Numa assadeira, coloque as abobrinhas lado a lado.
Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que as superfícies fiquem ligeiramente douradas. Sirva em seguida.
As abobrinhas devem ter em média 9 cm de comprimento.

Pão de Alho

4 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de manteiga
2 colheres (sopa) de hortelã picada
Sal a gosto
2 baguetes
Cozinhe o alho em água fervente durante 2 minutos.
Retire a casca e pique bem.
Em um recipiente pequeno, misture o alho, a manteiga, a hortelã e o sal.
Corte a baguete em quatro, abra ao meio, espalhe a mistura e leve ao forno, preaquecido a
200 ºC durante 10 minutos. Sirva em seguida.

Pudim de Coco e Queijo

1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
3/4 de xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
Com o açúcar, caramelize uma fôrma para pudim. No liquidificador, bata os ovos, o leite de coco, o leite condensado, o leite e o queijo. Despeje na fôrma preparada e asse em banho-maria, no forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 30 minutos antes de desenformar.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carne Com Mini Cebolas

2 colheres (sopa) de óleo
14 mini cebolas em conserva
800g de carne bovina patinho, alcatra
ou coxão mole cortada em cubos médios
2 cubos de caldo de picanha
1 xícara (chá) de água fervente
3 colheres (sopa) de vinho tinto seco
100g de cogumelo cortado em fatias
1 colher (sopa) de salsinha picada
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite as minicebolas até dourarem. Retire-as e reserve.Na mesma panela, coloque a carne e refogue por 5 minutos. Dissolva os cubos de caldo de picanha na água fervente e junte à carne. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo.
Espere sair todo o vapor, abra a panela, junte o vinho, o cogumelo e as cebolas reservadas. Cozinhe por 5 minutos. Junte a salsinha e sirva a seguir.
Experimente substituir o cogumelo por palmito cortado em rodelas. Se preferir, utilize cebola comum cortada em gomos.

Cuca de Linguiça

3 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Coloque no liquidificador, todos os ingredientes seguindo a ordem da receita. Em uma assadeira untada, coloque a metade da massa, o recheio e o restante da massa. Por cima da massa coloque a farofa da cuca. Leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.No lugar da linguiça coloquei peito de frango desfiado.
Recheio:
500 gramas de linguiça de frango
1 cebola grande cortada em cubos
3 tomates cortados em cubos
1/2 pimentão pequeno
1/2 lata de molho de tomate
Orégano e sala à gosto
Farofa:
1/2 xícara de farinha de rosca
6 colheres de queijo parmesão ralado
150 gramas de requeijão cremoso
Ferva a linguiça de frango. Depois de fria, corte em cubos pequenos. Refogue a cebola e o tomate, junte a linguiça e os demais ingredientes. Deixe apurar o molho e reserve.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Torta Cremosa de Abobrinha

500g de abobrinha picada
3 ovos
1 xícara (chá) de maionese
1 tomate sem pele e sem sementes
1 xícara (chá) de salsinha picada
50g de queijo ralado
10 unidades de azeitona verde, picadas
50g de queijo-Minas picado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó sal pimenta-do-reino branca margarina para untar farinha de trigo para polvilhar 1 1/2 colher(es) (chá) de tempero fondor. Misture todos os ingredientes, deixando por último o fermento em pó. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 45 minutos.