Risoto de bacalhau do Restaurante Fior D'Italia Divulgação |
3 colheres (sopa) de azeite
700 gramas de bacalhau dessalgado
1 colher (sopa) de cebola triturada
4 tomates médios sem pele sem sementes
5 dentes de alho triturados
150 ml de vinho branco seco
1,4 litro de caldo de peixe
sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o bacalhau dessalgado em fogo brando por cerca de 10 minutos, retire e solte as lascas (semidesfiado).
Aqueça 1 colher e meia de azeite, doure o alho, refogue as lascas de bacalhau, acrescente os tomates já cortados em cubos e apure por 4 minutos. Reserve.
Em outra panela, aqueça o restante do azeite, coloque a cebola para dourar, acrescente o arroz e refogue. Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar. Junte 3/4 do caldo de peixe e vá mexendo, corrigindo sempre que necessário. Cerca de três minutos antes de apagar o fogo, incorpore o bacalhau. Reserve umas lascas para decorações.
Sirva em pratos aquecidos Decore com as lascas de bacalhau.
Dicas para dessalgar o bacalhau: O bacalhau é seco e salgado, então é necessário dessalgá-lo e hidratá-lo novamente. O bacalhau pode ganhar até 20% peso se for corretamente dessalgado.
Depois de cortar o bacalhau em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame sob um fio d'água por uns 10 minutos. Coloque o vasilhame com o bacalhau coberto de água dentro da geladeira. Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira, pois assim ele irá ficar tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas ( ou lombos) do bacalhau. Postas normais levem, em média, 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário