domingo, 3 de fevereiro de 2008

DOUGHNUTS

120g de água morna 4g de fermento ativo seco instantâneo
25g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 30g de açúcar, 4g de sal, 1g de noz-moscada ralada 10g de leite desnatado em pó, 30g de ovo, 220g de farinha de trigo especial para pães

Preparo: Misture o fermento com parte da água e reserve.
Bata a manteiga, o açúcar, o sal, a noz-moscada e o leite em pó até que fique homogêneo, mas não até afofar e ficar claro. Junte o ovo e misture bem.
Acrescente o fermento e o restante da água e misture brevemente, incorporando a farinha até que forme uma massa uniforme mas ainda grudenta (na batedeira, 8 minutos em velocidade 2).
Coloque em uma tigela enfarinhada e deixe fermentar por 1 hora e meia.
Afunde a massa com o punho para retirar-lhe todo o ar e estenda-a com um rolo em uma superfície enfarinhada até a espessura de 1,2cm. Deixe a massa descansar por 5 minutos. Com um cortador de biscoitos, corte 10 círculos de 45g, aproveitando o espaço o melhor possível. Amasse novamente as rebarbas, estenda e corte novamente até tê-la utilizado toda. Se quiser roscas, corte um buraco menor (1-2cm) no centro e amasse essas rebarbas com as outras para reestender e cortar. Cubra com um pano e deixe fermentar até quase dobrar de tamanho.
Enquanto isso, aqueça o óleo a 190ºC.
Deposite com cuidado os doughnuts no óleo quente, de dois em dois, fritando-os por 2 minutos e meio, e virando-os 1 vez na metade desse tempo. Retire, deixe pingar o excesso de óleo e deixe que esfriem em uma única camada, sobre papel absorvente. Espere que esfriem completamente antes de rolá-los em açúcar, caldas ou recheá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário