Recheio;-8 cebolas grandes picadas em cubinhos-4 colheres (sopa) de margarina- 1 kg de carne moída (patinho, passado uma só vez na máquina)-1 colher (sopa) de sal-1 colher (sopa) de orégano cominho pimenta-do-reino-1 colher (sopa) de colorau-4 colheres (sopa) de cebolinha picada pimenta calabresa -4 ovos cozidos-1 xícara de uvas-passas pretas sem caroço-20 azeitonas verdes sem caroço
Massa;1 kg de farinha de trigo-1 colher (sopa) de sal-6 colheres (sopa) de margarina-2 xícaras (aproximadamente) de água morna
Modo de preparar
RecheioEm uma panela, refogue a cebola com a margarina até ficar transparente. Junte a carne, mexa e, quando estiver opaca, ponha o sal, o orégano, uma pitada de cominho e outra de pimenta-do-reino. Dilua o colorau em um pouco de água e acrescente-o à carne. Cozinhe por mais alguns minutos, sem deixar secar (deve ficar um recheio úmido). Desligue o fogo e adicione a cebolinha e uma pitada de pimenta calabresa. Misture bem. Depois de esfriar, coloque na geladeira.
Misture a farinha e o sal em uma vasilha grande. Derreta a margarina em uma frigideira e junte-a à farinha, adicionando aos poucos a água morna. Trabalhe bem a massa com as mãos até que ela fique bem flexível e homogênea, sem grudar. A seguir, abra a massa em uma superfície enfarinhada com um rolo, até conseguir uma espessura de 2 milímetros. Com um cortador ou um recipiente circular de 10 a 12 centímetros de diâmetro, corte círculos de massa e reserve.
MontagemJunte ao recheio já frio os ovos cozidos picados e misture delicadamente. Apóie os discos sobre uma superfície plana, adicione uma colher bem cheia do recheio no centro da massa e em seguida coloque por cima quatro uvas-passas e uma azeitona. Feche o disco dobrando-o ao meio e fazendo pressão nas bordas com as pontas dos dedos ou com um garfo. Coloque as empanadas em uma assadeira e leve-as ao forno pré-aquecido bem quente (250 graus) por cerca de trinta minutos, ou até que fiquem douradas.
Recheios como palmito, frango com catupiry, roquefort, carne-seca e até goiabada com queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário